quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Nota da FEALQ sobre a sua invasão pelo MST




NOTA DE ESCLARECIMENTO
DA FUNDAÇÃO DE ESTUDOS AGRÁRIOS LUIZ DE QUEIROZ (FEALQ)

A Fazenda Figueira, localizada em Londrina, próxima do distrito de Paiquerê, é propriedade da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), entidade privada, sem fins lucrativos, com objetivo de apoio à pesquisa de desenvolvimento científico, econômico e social, encontra-se invadida por mais de 1000 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.

A Fazenda Figueira foi doada pelo Sr. Alexandre Von Pritzelwitz no ano de 1995 para a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), e não para a USP/ESALQ, como mencionado por pessoas que não conhecem a história da fazenda. A USP não é proprietária e não participa de maneira alguma na administração da Fazenda Figueira.

Essa doação TVE como objetivo a instalação de uma fazenda modelo e um centro de pesquisa em pecuária de corte, para o desenvolvimento de técnicas sustentáveis para a produção pecuária. A Fundação de Estudos Agrários Luiz Queiroz (FEASLQ) iniciou a administração da Fazenda Figueira no ano de 2000, após o falecimento do Sr. Alexandre Von Pritzelwitz.

Desde então os trabalhos na fazenda Figueira estão sendo conduzidos com seriedade, visando a aplicação de técnicas capazes de aumentar a eficiência técnica/econômica, social e ambiental do projeto, o que caracteriza uma administração com foco em sustentabilidade, capaz de aumentar a produtividade, alcançado indicadores muito acima dos exigidos legalmente para caracterizar uma propriedade produtiva.

Para tanto, inúmeras pesquisas foram e são conduzidas com o objetivo de validar tecnologias a serem aplicadas nos sistemas de produção, além da obtenção de indicadores de sustentabilidade para a atividade de pecuária de corte.

Realizamos trabalho de difusão de tecnologias com técnicos, produtores e estudantes, através de dias de campo e aulas a campo com alunos de universidades como UEL; UEM; USP; UNESP; UFG; entre outras. Além de palestras pelo Brasil para a difusão de tecnologias aplicadas e os resultados obtidos nas pesquisas realizadas na Fazenda Figueira, com o objetivo de incentivar a produção de uma pecuária sustentável. As pesquisas produzidas são publicadas através de teses e dissertações de pós-graduação, ale, de revistas científicas de circulação nacional.



A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz/Fazenda Figueira, através de seus técnicos, faz parte da APPS – Associação dos Profissionais da Pecuária Sustentável, formada por universidades, instituições de pesquisa, empresas de consultoria, que buscam o desenvolvimento e divulgação de técnicas para a capacitação de técnicos de campo, com o objetivo de proporcionar a adoção de novas técnicas para o aumento de produtividade da pecuária brasileira de forma sustentável.

O reconhecimento pelas instituições ligadas à pecuária brasileira, para trabalhos e pesquisas conduzidas na Fazenda Figueira, resultaram na nomeação de um engenheiro agrônomo da Fazenda Figueira como diretor técnico da APPS.
Para a condução do sistema de produção e pesquisas existentes na Fazenda Figueira, contamos com a colaboração de 14 famílias que residem na propriedade em casa de alvenaria, com água; luz; coleta e tratamento de esgoto; vias de acesso internas iluminadas; além de plano de saúde oferecido gratuitamente aos funcionários. Esses colaboradores são responsáveis pela execução de diversas atividades realizadas na Fazenda Figueira.

Para execução das pesquisas, contamos também com a colaboração de alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores de diversas universidades nacionais e internacionais, o que comprova o comprometimento e participação ativa na realização de pesquisas dentro da Fazenda Figueira.

Na área ambiental, a Fazenda Figueira possui a reserva particular do patrimônio natural – RPPN “mata do barão”, que é a maior reserva de Mata Atlântica contínua de Londrina, e responsável por 47% de arrecadação do ICMS ecológico do município de Londrina, onde foram conduzidos trabalhos de catalogação, marcação e identificação das espécies de árvores, plantas e animais. As áreas da “mata do barão|” e as áreas de preservação permanente são todas isoladas para a preservação ambiental. Essas áreas de reserva representam aproximadamente 40% da área total da propriedade, muito acima doa 20% exigidos por lei, o que caracteriza o empenho da FEALQ em manter áreas com a biodiversidade da Mata Atlântica para a preservação de espécies vegetais e animais, além da realização de pesquisas para fortalecer a preservação ambiental no país.

Por definição a sustentabilidade é alcançada quando direcionamos nossos esforços para o aumento da eficiência econômica, ambiental e social dos projetos. Essas informações acima descritas e os indicadores produtivos da Fazenda Figueira mostram que a administração da FEALQ está trabalhando com seriedade e firmeza desde o ano de 2000, contribuindo para o engrandecimento da pecuária nacional de forma sustentável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário