terça-feira, 26 de maio de 2015

"Pátria educadora" - ou: Porque o PT não investe em educação

Se você tem mais de 25 anos e, portanto, teve a chance de conhecer o Brasil antes e depois do PT, deve se lembrar das bandeiras historicamente levantadas por este partido antes de alcançar o poder (chamo de "poder" o momento em que o PT conseguiu eleger o seu candidato à presidencia da república). A sua primeira grande bandeira foi a reforma agrária. E não era por acaso. O momento político favorecia o levantamento desta bandeira. Contudo, 12 anos após alcançar o seu intento, a dita reforma ainda não se concretizou. Se prestarmos mais atenção veremos que o mesmo ocorreu com todas as bandeiras já levantadas (e ainda defendidas) pelo PT.

Isso nem de longe significa que o PT seja apenas mais um partido igual a todos os outros que já o precederam. É pior. O PT tem a sua "agenda própria" e esta não é atender aos anceios dos eleitores que confiam nas suas promessas. Sua intenção é o poder, ponto. E para atingir este objetivo muda o discurso na medida do necessário. Então temos a reforma agrária (que já foi deixada de lado, mas nem tanto), a segurança, a saúde, a educação... Todas estas promessas de engajamento são deixadas de lado, com a maior naturalidade e sem o menor problema, se o momento assim o exigir.

Na campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff, testemunhamos promessas de comprometimento com todas as causa socias, tendo a educação - neste pleito em particular - um maior destaque. Fosse hoje o momento da campanha, certamente o tema seria "Pátria Pacificadora". Porém, eleita, vimos a quebra de todas as suas promessas de campanha... É claro que nem a reforma agrária e nem a educação jamais foram prioridades. E, se considerarmos seu comprometimento ideológico, veremos que a educação [de qualidade] nunca foi e nem nunca será algo que preocupe o governo.

Vou tocar agora num assunto que é de conhecimento de todos, mas que, mesmo assim, muitos evitam falar por receio de bullying intelectual: trata-se do "projeto político de poder do partido dos trabalhadores". Sempre que se toca no assunto ouve-se em contrapartida a retórica da "teoria da conspiração". Bem, gostaria de convidar todos a ouvir com atenção as colocações dos vídeos a seguir. Procurei ser eclética nas escolhas, espero ter conseguido.





Nenhum comentário:

Postar um comentário