domingo, 21 de junho de 2015

Censura funciona - ou: porque ainda tem gente que acredita no PT?


Quando era estudante de história, tive uma professora que gostava de dizer que a melhor maneira de se formar uma opinião sobre um determinado assunto era conhecendo todos os lados da história. Ela estava se referindo à censura e ao regime militar brasileiro. A receita, é claro, aplica-se a qualquer outro assunto. Esta mesma professora (assim como eu, na época) era militante do PT. Hoje, 30 anos depois, ela continua no PT e eu virei coxinha. Como explicar esse "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço"?


Na verdade, não é tão complicado e, como convivi algum tempo naquele meio, sei como as coisas funcionam por lá. O próprio partido tem várias "facções" no seu interior e todas convivem harmoniosamente. Esta diferença de opiniões dá força ao partido porque no caso de alguma divergência interna, basta o "divergente" mudar de facção - o que não prejudica a legenda.

Fora do partido ocorre o mesmo. Como existem várias interpretações do marxismo e outras tantas opiniões a respeito das maneiras ideais para se atingir o poder e alcançar uma sociedade "igualitária", os esquerdistas - petistas, comunistas e socialistas em geral - se debruçam em cima de estudos ou argumentos que visam resolver o problema de como chegar a esta tal sociedade ideal. Se não concordarem com um argumento partem para outro, mas sempre tendo como norte o socialismo.

Em momento algum a esquerda se permite "perder o seu tempo" analisando as ideias de alguém que conteste a viabilidade da realização desta utopia. Trata-se de uma censura prévia, inculcada no próprio âmbito esquerdista e que tem como objetivo impedir que seus membros tenham a "curiosidade" de ouvir o outro lado.



Ao mesmo tempo, teorias conspiracionistas são alimentadas, inimigos ocultos tomam corpo, líderes são alçados ao patamar de deuses imaculados, estatísticas são maquiadas, informações são manipuladas. Estes são os ingredientes utilizados pelas esquerdas e pelo Partido dos Trabalhadores para manter uma plateia cativa e desinformada o suficiente para defender os seus líderes quando necessário. São os idiotas úteis.

Andei dando uma voltinha em páginas de simpatizantes e esquerdistas de carteirinha e pude constatar que, assim como eu, eles também gostam de se manter informados a respeito da crise em que nos encontramos. A diferença entre a minha curiosidade e a deles está no fato de que a maioria quase absoluta apresenta somente postagens de sites que defendem o governo (blogs sujos). Não que estes sujeitos estejam totalmente alheios ao que ocorre nos sites sérios - aqueles que não recebem verba do governo para implantar notícias duvidosas. Pelo contrário, eles navegam por outros mares, mas com a MISSÃO de chingar, ofender, insultar, denegrir, ridicularizar, zombar, provocar... 

Acredito que, para eles, agir dessa forma é como uma missão. Eles acreditam mesmo que estão agindo de forma correta. A nós cabe ter pena, pois estas pessoas estão sendo maquiavelicamente manipuladas. O melhor a fazer é não responder aos insultos - que são o único argumento que eles têm - mas demonstrar através de fatos o quanto aquelas pessoas estão enganadas. Elas precisam enxergar, apesar de serem incentivadas a não fazê-lo, que existe o outro lado, e que este pode não representar o "mundo de fantasias" que lhes está sendo prometido, mas é muito melhor do que ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário