segunda-feira, 20 de julho de 2015

LAVAGEM CEREBRAL - Como funciona a propaganda político/ideológica



Quando vejo esta manipulação da opinião popular a respeito dos reais acontecimentos e das reais intenções de um governo, fica fácil para mim entender como aconteceu o nazismo na Alemanha. Antes eu não entendia como uma nação inteira pode se deixar enganar pelo discurso de Hitler. Apesar de haver estudado e lido a respeito da propaganda política realizada pelo Ministério da Propaganda nazista, na figura de Goebels, eu não entendia como isto havia sido possível. Goelbels tem uma frase famosa: DIGA UMA MENTIRA MIL VEZES E ELA SE TORNARÁ UMA VERDADE. Bem, Hitler não assumiu o papel de líder da noite para o dia, mas foi galgando sua posição paulatinamente dentro de cargos de comando e de influência no governo.

Aqui, na América Latina, a influencia das idéias marxistas começou na época dos regimes militares mesmo. Os comunistas assumiram posições táticas em diferentes locais na sociedade - locais estratégicos em relação à difusão de idéias: mídia, universidades, cultura e política. A partir desdes locais passaram a influenciar as novas gerações contando a sua versão de fatos, inclusive modificando a historia para corroborar suas afirmações. Foi um processo lento mas eficiente.

Hoje as pessoas acreditam que ser de esquerda é "legal" e ser de direita e algo como "ter parte com o diabo". Acreditam que a esquerda é boa e a direita é má. Acreditam que a esquerda só quer o bem da humanidade e a direita o oposto. Acreditam que a esquerda é democrática e a direita ditadora.

Na verdade, a esquerda prega um governo que não admite a liberdade individual porque não há liberdade para nada, sequer para se escolher a profissão, onde morar, o que comprar, para onde ir. A esquerda trata a população como alguém que não sabe o que quer e que por isso precisa de alguém para decidir o que melhor para ela.

Um dado interessante sobre os comunistas é a sua capacidade de "mudança de tática". A esquerda pregava a ditadura do proletariado, mas, quando percebeu que os trabalhadores se tornavam, SEGUNDO ELA, preguiçosa e acomodada a medida que conquistava melhores condições de vida (se tornava classe média), passou a tacar em outros flancos. O alvo agora eram as minorias, esta sim seria a "classe" capaz de levar a cabo a revolução socialista. Passaram então a defender a ditadura das minorias, em outras palavras, o politicamente correto.

Este vídeo que estou comentando é pura propaganda ideológica do governo Maduro. Para obter a aprovação da população venezuelana a propaganda política criou um fato: a perseguição americana. Este fato serve como pretexto para unir a população contra um inimigo comum - que não é o real (o próprio governo). É a mesma tática de Fidel castro que desde que se tornou líder em Cuba vem acusando os estados Unidos de todos os males que acontecem na ilha.

Só acredita quem não conhece a verdade e é por isso que a mídia é tão importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário